Menu

Seguidores

Conheça nosso site oficial

Visão geral do planejamento de uma festa de Natal

Especial Natal
Uma festa bem-sucedida fica na lembrança de todos por muito tempo depois do último gole ou do último pedaço de sobremesa da noite. Mas a ansiedade e a frustração do planejamento podem estragar uma grande festa. Todos os detalhes: Que tipo de festa eu quero? Quem devo convidar? Como devo decorar? O que devo servir? pode deixar até o anfitrião ou anfitriã mais experiente um pouco estressado.

Se, a essa equação, você acrescentar as várias demandas e complicações da época, você terá uma receita para uma verdadeira dor de cabeça. Embora as recompensas de uma festa de Natal bem sucedida vão durar todo o ano, algumas pessoas podem achar que planejar e executar uma festa dá muito trabalho.

Por isso, incluímos vários temas de festas, idéias e cardápios que facilitam a realização de um evento espetacular. Nossos segredos foram testados e aprovados para sua alegria e, com certeza, sua festa será lembrada. Vamos conduzi-lo por todas as etapas de planejamento e recepção de uma festa de Natal, inclusive:

Prove
Neste artigo, há várias receitas dos principais pratos Natalinos que você pode experimentar em sua próxima festa.
  • Decoração para uma festa de Natal

    Ao recepcionar em uma festa grande, talvez você queira criar um ambiente agradável para que seus convidados relaxem. Algumas decorações simples podem deixar a casa maravilhosa. Nesta seção, mostraremos como decorar a casa para uma festa de Natal, inclusive como escolher a cor principal e como criar um centro de mesa de Natal festivo.

  • Planejamento de uma festa de Natal

    É fácil pensar numa festa de Natal perfeita, mas organizá-la é outra questão. Como em qualquer grande projeto, a única maneira de assegurar o sucesso é planejar tudo com cuidado. Nesta página, mostraremos como planejar uma festa de Natal, desde a concepção até os convites e escolher o tema para embalar a noite da festa.

Decoração para uma festa de Natal

A antecipação do Papai Noel. A árvore decorada. Os doces e salgados. Na sua mais pura essência, o Natal é uma festa que aguça nossos sentidos. O gosto, o som, a aparência, o olfato evocam lembranças das festas passadas e nos enchem de emoção.

The right decorations can make your Christmas an event to remember.
2006 Publications International, Ltd.
As decorações certas podem tornar seu Natal um evento memorável
A melhor maneira de recriar essas lembranças, e criar novas lembranças para nossas famílias e nossos amigos, é nos rodear de coisas que nos lembram essa época. A decoração é a maneira mais fácil de fazer isso. Se estiver planejando um festa pequena ou grande, decore sua casa com o esplendor da estação; isso irá satisfazer os sentidos e imbuir os convidados com o espírito do Natal.

Tente
Não sabe o que fazer para a ceia e o almoço de Natal? Experimente um dos menus preparados para o ComoTudoFunciona pelo chef Renato Passoni.
Centros de mesa rápidos e fáceis

Um centro de mesa não precisa ser chamativo para ser sensacional. Uma pequena árvore de Natal com uma estrela prateada no topo se torna um toque elegante para uma reunião familiar e íntima. Por outro lado, fazer arranjos maravilhosos irá impressionar seus convidados. Lembre-se que os melhores centros de mesa são aqueles que se colocam acima ou abaixo de nossos olhos e permitem que os convidados possam se ver durante a conversa. Se for usar velas, coloque-as fora do caminho dos pratos e copos.

Mesas decoradas

Antes de começar a montar sua mesa de Natal, é preciso reunir os seguintes itens:
  • espuma floral seca;
  • faca;
  • prato fundo;
  • pistola de cola quente, bastões de cola;
  • régua;
  • galhos verdes;
  • 14 bolas de Natal;
  • 12 pinhas pequenas;
  • 1 cacho de ameixas (ou umas 7 ameixas);
  • 4 cachos de amora, divididos em pedaços;
  • 3 flores com folhas.
Para criar um centro de mesa ornamental

  1. Corte a espuma floral para caber nos pratos; cole. Use uma toalha de plástico se não quiser colar o prato. Corte os galhos em pedaços de 12 a 15 cm. Forme a largura e comprimento colando folhas em volta do recipiente.

  2. Coloque enfeites, pinhas, ameixas e amoras nas folhas e na espuma floral e prenda com cola quente.

  3. Coloque poinsétias e outras partes da planta para preencher os espaços entre os enfeites e as pinhas.
Variação: para criar um apoio para colocar os cartões, corte pedaços de 5 a 8 cm de comprimento, dos galhos. Cole algumas folhas e amoras na base de um enfeite para assegurar que ele fique em pé.

As cores do Natal

O Natal é todo colorido. Luzinhas, meias de Natal e embrulhos de presentes bonitos são o centro das atenções. As cores que você escolher enfatizar na sua decoração de Natal podem impactar os sentimentos que evocam. Considere seus objetivos - gelado e intenso, acolhedor e tradicional, moderno e fresco, elegante e luxuoso - antes de decidir as cores.

O vermelho e o verde são as cores clássicas do Natal, mas a sua decoração não tem que parar aí.
2006 Publications International, Ltd.
O vermelho e o verde são as cores clássicas
do Natal, mas sua decoração não
precisa parar por aí

Azul claro parece gelado e frio, como a luz do inverno depois de uma neve forte. O espectro vai do azul mais claro até o cobalto. Se escolher usar vários tons juntos ou escolher uma cor principal, o azul irá eletrificar e intensificar a decoração. O branco ou o prata geralmente são colocados para destacar a decoração, misturado com folhas e outros artigos naturais e também podem acentuar os vários tons de azul.

Vamos ver o vermelho e o verde: evoque as lembranças dos Natais passados e provavelmente vai pensar na decoração em verde e vermelho. Essas cores são sinônimo de Natal; são as cores tradicionais associadas com mais freqüência a essa época. Tecnicamente, o vermelho e o verde combinam bem porque são opostas na escala de cores. Na prática, o vermelho e o verde estão sempre juntos em quase toda decoração da casa, de toalhas com uma guirlanda natural com meias vermelhas, até em um centro de mesa que destaca a porcelana de Natal.

Sonho com o Natal branco: um Natal branco pode ser clássico e tradicional ou glamuroso e fresco. Essa é a beleza de decorar com uma cor versátil. Com os interiores contemporâneos, um Natal todo branco está em voga: moderno e atual. Com as decorações tradicionais, todas as peças brancas se adaptam às festas. Pisca-piscas brancos e toques de prata são espetaculares à decoração branca. Velas ou uma lareira acesa dão calor ao branco puro e têm um efeito brilhante em qualquer toque de ouro ou prata.

Agora que você já tem a decoração, é hora de planejar a festa. Na página seguinte, vamos tornar sua festa de Natal em realidade.


Planejar uma festa de Natal

O organizador de qualquer evento irá dizer que a chave para uma festa perfeita é o seu planejamento. Não basta simplesmente preparar alguns pratos e mandar os convites. Um pouco de planejamento prévio economiza o seu tempo e evita posteriores dores de cabeça. Gaste cinco ou dez minutos pensando na festa e imaginando que é um convidado. Quando a festa começar, você e os convidados terão uma noite para recordar.

O sonho de uma festa perfeita

A época de fim de ano é cheia de festas, então uma boa idéia é enviar convites com três semanas de antecedência. Quanto antes enviar os convites, menor será a probabilidade de os convidados terem outros compromissos. Os convites devem indicar a hora de início e final da festa e também deve mencionar o tipo de comida que será servida, se serão pratos natalinos light ou um jantar tradicional. E não esqueça de incluir as indicações de como chegar na festa.

A festa natalina dos seus sonhos pode ser realidade com o planejamento correto.
2006 Publications International, Ltd.
A festa natalina dos seus sonhos pode ser realidade com o planejamento correto

Escolha um cardápio que os pratos possam ser preparados com antecedência. Alguns aperitivos e sobremesas podem ser preparados e congelados várias semanas antes. Outras receitas podem ser misturadas alguns dias antes e guardadas na geladeira. Deixe para cozinhar e finalizar no dia da festa. Lembre-se que em uma festa pode não ser o momento de testar uma receita nova. Teste um prato novo antes da festa ou fique com aquelas receitas que você já conhece.

Escolha pratos que podem ser comidos com a mão em vez de usar pratos e talheres. Os alimentos que podem ser comidos com as mãos evitam que se derrubem coisas na mesa e reduzem a quantidade de pratos para serem lavados mais tarde. Se for servir pratos que precisem de talheres, tenha certeza de que a mesa tem lugar para todos os convidados se sentarem e comerem. Facilite sua vida. Se você odeia fazer a limpeza, escolha pratos e talheres de plástico bonitos que podem ser jogados fora depois.

Pense no fluxo das pessoas. Coloque o bar perto do gelo e da água. Coloque as bandejas de comida em mesas laterais e bufês por toda a área. Tenha cadeiras suficientes para que, pelo menos, metade dos convidados possam se sentar um pouco. Coloque vários cestos de lixo próximos às mesas de comida e ao bar de forma discreta para evitar pilhas de pratos e muito tráfego na cozinha.

Se você não tem tempo para limpar bem a casa no dia da festa, concentre-se nas áreas de maior movimento, como sala de estar, sala de jantar e banheiros e deixe o resto para depois.

Crie o clima com músicas de Natal de fundo e acenda velas pela casa. Personalize a noite com uma atividade especial. Peça aos convidados para escreverem uma mensagem de Natal num livro ou peça que cantem alguma música juntos. Pequenos detalhes como esses ajudam a tornar a sua festa inesquecível.

Os convidados adoram lembrancinhas. Prepare algo para os seus: um pequeno enfeite, um saquinho de doces ou bolachinhas são uma maneira agradável de dizer Feliz Natal.

Convites inspirados

Um convite é a primeira impressão que fica para seus convidados de como será a festa. Para criar ansiedade, não faça convites por telefone ou compre convites prontos. Use o tema da sua festa para inspirar nas suas próprias criações.

Para um belo toque pessoal use uma foto da festa do ano passado como capa do convite ou envie uma foto com sua família vestida para a festa ou usando roupas que complementam o tema. Também pode mostrar o desenho do seu filho de um presépio, sua festa ou um presente. Escaneie a foto no computador e imprima em papel cartão.

Deixe seus convidados no clima da festa ao fazer um CD customizado com músicas de Natal ou outro tipo de música que combine com o tema da festa. Escreva os detalhes da festa na etiqueta do CD e envie num envelope revestido com plástico bolha.

Se quiser um convite com aparência de que foi feito à mão, compre selos de Natal e use-os para customizar os convites. Os selos estão disponíveis em vários motivos de fim de ano e são ideais para expressar o tema específico de uma festa.

Não tem tempo pra fazer os convites? Compre cartões bonitos em branco e escreva um convite a mão com tinta preta. É uma maneira elegante e pessoal de anunciar sua festa.

Festas temáticas de Natal

Experimente
Eis algumas receitas de Natal para sua festa (clique para aprender a prepará-las):


Há vários tipos diferentes de festas de Natal que se pode planejar além daquelas tradicionais festas para montar a árvore. Aqui temos algumas alternativas interessantes.

Feliz Navidad:
os mexicanos comemoram o nascimento de Jesus com as Posadas, os nove dias de preparação em que a história de Natal é encenada. Esses dias vão até a Noche Buena, ou Véspera de Natal. A maioria das famílias vão à missa e depois voltam para casa para ceiar com a família e os amigos. O destaque da noite fica por conta de colocar o Menino Jesus no presépio.

Decore sua festa mexicana com cerâmica, cestas de frutas, decorações de papel bem coloridas; confetes; maracas; pequenas lanternas e velas, 'piñatas' em forma de estrela cheias de amendoim, laranjas, tangerinas e cana de açúcar; toalhas de mesa vermelha, verde e prata e, claro, um presépio.

Dia de Sta. Lúcia:
o Dia de Sta. Lúcia, ou Festival das Luzes, é comemorado na Suécia no dia 13 de dezembro.

Azul e branco são as principais cores da comemoração. Uma toalha de mesa branca e guardanapos azuis são sempre adequados, mas também é possível decorar a mesa com velas e enfeites pendurados em fitas de veludo azul no candelabro.

Boxing Day:
na Inglaterra antiga, os empregados eram obrigados a trabalhar no dia de Natal. Porém, eles eram liberados no dia seguinte para visitar suas famílias. Os patrões davam uma caixa com presentes e alimentos, daí o nome do feriado ser "Boxing Day". Atualmente, as pessoas continuam a comemorar tirando o dia para visitar a família e os amigos.

Este evento é uma combinação das festas de Natal e do Boxing Day. Decore a mesa com ramos de pinheiro, azevinho, visco, bagas de zimbro, canela, laranjas, cestas de frutas e pequenas árvores de Natal. Embrulhe pequenas caixas com papel metálico e use para decoração ou coloque neles presentes para seus convidados abrirem depois do jantar.

Também é possível encher tubos de papel colorido com balas e pequenos presentes. Para um convite diferente para o Boxing Day, escreva as informações da festa num papel, dobre e coloque numa caixinha para entregar aos convidados.

Reveillón:
o que era para ser uma refeição simples depois da missa do Galo se transformou no Reveillón, um jantar para as famílias francesas com muitos dos pratos servidos no Natal. Algumas famílias usam a data para decorar a árvore ou dar presentes. Como em muitas outras nacionalidades, os franceses sempre fazem a decoração com um presépio, árvores e velas.

Um Natal do velho mundo
: comemorar a estação é uma tradição que dura o mês inteiro na Alemanha, com festas que culminam na Véspera de Natal, quando a árvore de Natal é descoberta. As crianças não podem ver a árvore até que o sino toque e ela seja trazida, decorada com carros, trens, anjos, luzes e enfeites. As famílias cantam as músicas de Natal e colocam os presentes embaixo da árvore. A noite dá lugar a uma festa tão extravagante que é chamada de "Dickbauch" ou "estômago gordo". Diz a lenda que aquele que não comer bem vai ser assombrado por demônios durante a noite.

Chame os convidados para uma festa à moda antiga imprimindo um convite com a parte da frente em branco. Depois coloque folhas verdes na parte da frente na forma de uma guirlanda. Recortes da sua árvore, dos galhos e das folhas são boas opções para se trabalhar.

No dia da festa, decore com nozes, frutas, folhas, marzipan e figuras de madeira talhada de anjos, árvores e do Papai Noel. Não esqueça das velas e dos arranjos.

Hora da Festa

Finalmente, chegou o dia. Os convidados vão chegar em alguns minutos. Você preparou tudo com toda a antecedência possível para garantir que seus planos dêem certo. Alguns detalhes finais devem ser só o que você precisa fazer para o evento ser inesquecível.

Antecipe o conforto dos seus convidados. Coloque aperitivos na sala de estar, no bufê e em outros lugares de fácil acesso. Coloque a música e acenda as velas para criar o clima.

Pegue os pertences dos convidados quando eles chegarem. Apresente as pessoas mostrando o que elas têm em comum. Aceite todos os presentes, agradeça e leve-os a um lugar discreto para que outros convidados não se sintam culpados, caso eles não tenham levado nada.

Finalmente, fique fora da cozinha o máximo possível para que você possa se divertir com seus convidados e aproveitar a festa. E o mais importante de tudo, aproveite. A sua festa deve ser para você e também para seus convidados.


Calendário para organizar as festas
Para ajudar a planejar sua festa, mostramos um calendário muito útil:

28 de novembro: planeje suas festas
30 de novembro: envie os convites para a festa de Natal
4-6 de dezembro: traga a árvore de Natal
5-15 de dezembro: decore a casa para as festas
8 de dezembro: dia de cozinhar - congele os pratos e divida em porções para garantir que vão durar até as festas.
12-14 de dezembro: planeje e compre o cardápio da festa


SOBRE A AUTORA: Heidi Tyline King escreve sobre vários tópicos de decoração e reformas na casa para várias revistas americanas. Também escreveu vários livros, inclusive Beautiful Wedding Crafts, and All About Paint.

SOBRE OS ARTESÃOS E SUAS OBRAS:

Holiday Dinner Party -- Alan Howze