Menu

Seguidores

Conheça nosso site oficial











remonta a 1.500 A.C., segundo registram estudos que demonstram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro.
Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Evidências arqueológicas comprovam que pouco depois os Maias, Toltecas, a Aztecas também já utilizavam o cacau, a consideravam-no o alimento dos Deuses.
Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento. Era ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos.
Houve tempo também, na mesma época, em que as sementes de cacau, de tão valorizadas, viraram moeda corrente. Eram usadas como meio de troca a referencial de valor.
Históricamente, foi Cristovam Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, quando de sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Teria levado sementes de cacau para o rei Fernando II, sementes estas que passaram quase desapercebidas no meio de todas as outras riquezas que trouxe.
Em 1519, Hernando Cortez descobriu o cacau durante suas conquistas no México, mas os espanhóis não prezavam muito a bebida, achando-a fria, gordurosa a amarga. Porém logo perceberam o valor da semente como referencial de valor a moeda de troca. Em nome da coroa Espanhola começou plantações de cacau no México onde a " moeda" seria cultivada.
Em 1528, Cortez trouxe de volta para a Espanha cacau a as ferramentas necessárias para seu preparo. Com o passar do tempo, os espanhóis começaram a agregar açúcar a outros adoçantes a bebida, tornando-a menos amarga a mais palatável, portanto, ao gosto Europeu.
Estes passaram a tomar o líquido quente, e o chocolate quente começava cada vez mais a cair no gosto da elite espanhola. Também nesta época o cacau começou a ser feito em tabletes, que depois eram mais facilmente transformados em bebida.
Ao longo dos próximos 150 anos, a novidade foi se espalhando pelo resto da Europa, e seu use foi sendo difundido na França, Inglaterra, Alemanha, Itália, etc. Vários ingredientes continuavam sendo agregados ao chocolate liquido: leite, vinho, cerveja, açúcar, a especiarias.
Foi somente em 1755 que o cacau apareceu nos Estados Unidos.
Em 1795 os ingleses começaram a usar uma máquina a vapor para esmagar os grãos de cacau, a este invento deu início à fabricação de chocolate em maior escala.
Mas a verdadeira revolução do chocolate aconteceu cerca de 30 anos depois, quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que pela primeira vez permitia a extração, de um lado, da manteiga de cacau, a do outro a torta, ou massa, de cacau. Esta última era pulverizada para se transformar em pó de cacau, que quando acrescido de sais alcalinos se tornava facilmente dissolúvel em água. Daí ao desenvolvimento de bebidas achocolatadas foi um passo rápido, a em seqüência a mistura com manteiga de cacau fez aparecer os primeiros tabletes de chocolate mais ou menos como os conhecemos hoje.
Em pouco tempo a Espanha, que tinha praticamente o monopólio do cacau, perdeu sua hegemonia para a Inglaterra, França, Holanda, etc.
THEOBROMA CACAU O cacaueiro ( " Theobroma cacau" theobroma, significando , em grego, alimento dos deuses } é uma árvore equatorial a tropical ( encontrasse numa faixa geográfica entre 20" latitude sul a 20'latitude norte ) que prefere altitudes entre 400 a 700 metros do nível do mar, a que se desenvolve melhor a sombra de árvores maiores. Precisa de chuvas regulares, solo profundo a fértil. É uma árvore frágil, delicada, sensível a extremos climáticos, a muito vulnerável à pragas a fungos. Sua altura atinge entre 5 e 10 metros na maturidade, a os primeiros frutos podem ser colhidos mais ou menos 5 anos após o plantio. A árvore se torna adulta aos 10 anos, e pode, em circunstâncias excepcionais, produzir até os 50 anos de idade. As flores pequenas brotam nos galhos e no tronco da árvore e precisam de 5 a 7 anos para se transformarem em frutos maduros. O tamanho da fruta madura varia entre 15 a 30 centímetros de comprimento por 8 a 13 de largura a ela tem formato ovalado. Cada fruto contém entre 20 a 40 sementes envoltas numa polpa macia de cor marrom embranquecida. Quando da safra, o cacau é colhido, aberto, as sementes são separadas, fermentadas e secadas. A fruta deve ser tratada imediatamente após sua colheita, para evitar o apodrecimento. Vinte a quatro horas após a abertura da fruta começa o processo de fermentação, cujo objetivo é livrar a semente de sua mucilagem, destruir o embrião (para evitar a germinação da semente) a provocar reações químicas a enzimáticas na pane interna das sementes. O processo de fermentação é feito em barcaças de madeira apropriadas, a dura entre 3 e 8 dias. É uma etapa muito importante para se obter uma amêndoa de qualidade. Após a fermentação, o cacau ainda contem água demais, cerca de 60%, a esta água precisa ser removida. Na fase de secagem o cacau a espalhado ao sol a mexido regularmente para manter as sementes arejadas a não permitir a formação de bolor. A secagem natural, ao sol, propicia um cacau de qualidade. E totalmente desaconselháveis (inclusive inaceitável ) a secagem artificial, tal como calor do fogo a lenha, pois deixa a amêndoa com cheiro de fumaça. Uma vez seco, o cacau é ensacado em sacas de 60 quilos cada e despachado para armazéns ou fábricas processadoras.
PROCESSAMENTO DE AMÊNDOAS
Quando chegam as fábricas processadoras de cacau, as amêndoas passam por um rigoroso controle de qualidade. A operação de limpeza começa com a eliminação de impurezas ( 1.0 a 1.5% do peso total ), tais como fiapos das sacas, pedaços de galho, pedrinhas, areia, etc.
Isto é feito mecanicamente através de um sistema de escovas e peneiras. Limpas, as sementes são encaminhadas para a torrefação, cujo objetivo principal e o desenvolvimento do aroma. Também facilita a descascagem.
Este processo é totalmente automatizado a no fim dele as amêndoas passam por um resfriamento rápido para evitar a queima interna das sementes. No próximo estágio as amêndoas passam pela descascagem, onde as cascas são retiradas a eliminadas e sobra, finalmente, o NIB, ou seja, o cerne da semente limpo. Em seqüência os nibs são moídos quando passam por rolos de diversos tamanhos até se obter uma massa de partículas finas ( 20 a 30 microns ) chamada de pasta, massa, ou licor de cacau. Essa massa pode ter dois destinos diferentes: a fabricação de chocolate em pó ou a produção de chocolate. No caso do chocolate em pó, a massa passa por uma prensagem hidráulica ( 350 a 530 bars ), que resulta, de um lado a manteiga de cacau, e de outro uma torta de cacau. A manteiga de cacau, considerada o subproduto mais nobre ( e caro ) da prensagem, tem uma tonalidade amarelo/clara, a possui um odor comparável ao chocolate, com a vantagem de não se tornar rançoso a ter boas características de conservação. Tem também a qualidade organoléptica de passar do estado líquido ao estado sólido sem alterações na sua natureza física. Liqüidifica-se a cerca de 37 graus centígrados. A torta passa por mais um processo de moagem para se obter um pó fino de variadas granulações. Este pó pode ser alcalinizado para torná-lo mais solúvel.
CHOCOLATE
Na fabricação do chocolate é usada a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e, possivelmente, leite. Todo fabricante tem, para cada um de seus produtos, uma formulação própria, onde a proporção dos ingredientes varia conforme o produto final. A fabricação de chocolate é composta de cinco etapas básicas: malaxação, refino, conching, tempera, a modelagem.
Na malaxação a massa de cacau a misturada com as outras matérias primas em uma masseira. A mistura a malaxada até obter-se uma massa homogênea.
No refino essa massa passa por moedores que reduzem as partículas da mesma a 15/ 20 microns.
Depois vem o conching, uma operação crucial pois da ao chocolate toda sua firmeza a suntuosidade. E uma operação demorada : pode durar de 12 horas até 5 dias.
Na próxima fase, a tempera, o chocolate é temperado para passar do estado líquido para o estado sólido, através de um processo de cristalização.
A última etapa e a modelagem, onde o chocolate a moldado a passa por um túnel de refrigeração ( 10/12 graus centígrados ). Na saída do túnel o chocolate é desmoldado.
Todo este processo a altamente delicado - qualquer descuido, principalmente na fase de conching a tempera pode ocasionar a perda de um lote.
O MERCADO DE CACAU
Nos últimos 50 anos a produção mundial de amêndoas de cacau passou de aproximadamente 800.000 toneladas métricas por ano para 3.000.000 de toneladas métricas por ano.
Atualmente a maior parte da produção provem do Oeste da África, onde quatro países ( Costa do Marfim, Gana, Camarões a Nigéria ) produzem 65 % do cacau no mundo. Destacam-se também a Indonésia e a Malásia.
O Brasil, que já foi o maior produtor do mundo ( 40% ), hoje produz apenas 4% do total. Hoje oito países respondem por 91 % da produção mundial de amêndoas.
Os maiores importadores de cacau são os Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Inglaterra e França. Respondem juntos por mais de 60% das importações mundiais.
Em termos de consumo per capita destacam-se os países da CEE a os Estados Unidos.
Os preços do cacau vem sofrendo sucessivas perdas anuais, em função principalmente de seguidas safras recordes, especialmente na África. Há, hoje, um relativo equilíbrio entre demanda a oferta de cacau, a uma recuperação de preços, salvo desastres climáticos, parece improvável no curto/médio prazo. O consumo de chocolate cresce de forma vegetativa, a os ganhos de produtividade obtidos nas lavouras contribuem para a existência de significativos estoques físicos a safras normais em praticamente todos os países produtores.






Por um segundo


Eu quero entender por um segundo
O teu mundo, o teu porquê
Pra fazer de mim
O alvo do teu querer

Eu quero entender por um segundo
O que fazer pra te conquistar
Quais são a formas pra te prender
Tens que entender
Que se eu sofro
É porque amo você

Em teus constantes devaneios
Te amo, te odeio
Mas nunca perco o encanto
Em versos o meu amor canto
Se eu te disse tudo aquilo hoje
é porque meu coração estava em prantos

Eu quero entender por um segundo
Se a algo no meu mundo
Que conquiste o teu

Eu quero entender por um segundo
Se a algo nesse poeta vagabundo
Que te faça  minha
Que me faça  teu

Jean Leal

Sobre o Autor: Jean Leal, mora em Belém do Pará, acostumado com a surpresa de todos quando digo isso, apesar de ter somente 16 anos. É músico, compositor e alguns lhe chamam de poeta, tem 5 músicas de sua autoria, mas nenhuma gravada ainda.
Começou a escrever quando tinha 14 anos por conta de um amor que passou e não parou mais. Escreve não somente poemas, mas também texto e letras de músicas, quase todos deixados em seu blog. Tem como influências não somente poetas, mas também compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Cazuza e alguns escritores de sua cidade.
Já tem poemas seus divulgados por amigos e alguns blogs na internet, ano passado foram recitados 3 poemas seus em um evento em Belém chamado 'Feira do Livro', tenho diversos amigos que fazem essa pequena divulgação, mas nada de grande porte.Tenho em torno de 70 poemas, mas não divulgo todos, alguns são pessoais.Tem parcerias de amigos na hora de compor, mas isso não acontece sempre, a maioria das vezes escreve sozinho. 

Palavras do Autor: 
Sofro de um amor não correspondido como é dígno de todo poeta e isso tem me rendido diversos poemas.
Fica aqui esse breve 'release' meu, agradeço à todos, abraços.

2º texto de CARLOS BOSCACCI

CANTO DE TRISTEZA,DOR,SAUDADE E SEPARAÇÃO

Como é triste esse dia
em que resolvestes me deixar,
eu perdi por completo a minha alegria.
Ela jamais irei recuperar.
É triste quando chega ao fim um relacionamento,
que por muitos anos foi sustendo pelo nosso amor,
que eu pensava ser verdadeiro.
Esse dia nunca quis que chegasse,
porque eu pressentia todo meu sofrimento.
Difícil será me acostumar sem aquela vida a dois,
aonde você vinha em primeiro lugar, e eu vinha depois.
Nessa história o que é pior,
é a mágoa que me sufoca o peito,
que me machuca o coração
você para mim era tudo...
Da minha vida a razão.
Se eu pudesse no tempo voltar,
tudo isso eu evitaria...
Jamais permitira que esse dia chegasse,
nosso amor perduraria para além da eternidade.
Mas infelizmente aconteceu,
por descuido deixamos nosso amor morrer,
por causa de intrigas e desconfianças;
jogamos fora uma convivência,
cada qual frustrou suas esperanças,
ao seu coração dilacerou...
Hoje meu cantar é só tristeza,
por que você meu deixou,
mais de toda a certeza,
ninguém mais do que eu intensamente te amei.
   
É dizer que até ontem éramos só felicidade,
mas hoje o que nos resta é essa lamentável separação;
Que até agora não consigo acreditar que é verdade.
Quão triste é esse dia,
de sofrimento e dor,
eu perdi minha maior querência,
meu grande e verdadeiro amor,
que só pôde me dar tantas alegrias,
amor esse que não foi sonho, mas realidade.
Amor esse para quem dediquei tantas  poesias.
Um amor pelo qual tive forças pra lutar.
E agora que o perdi, só me resta a solidão,
uma ferida dentro do meu peito.
Um castigo que é dolorosa saudade,
que feriu minha alma de jeito.
Carlitos Boscacci
Mais textos deste autor
2º Texto de ROSA RIGHETTO


LUZ DA MINHA FELICIDADE
LUZ QUE ILUMINA MINHA VIDA MEU CANSAÇO
DEPOIS DE HORAS A FIO DE EXTREMADA LABUTA
LUZ QUE ME ACOLHE EM SEUS BRAÇOS
QUE ME CUIDA ME ACALENTA E ENFEITA MINHA VIDA
ESSA LUZ DIVINA QUE ME SUSTENTA E FORTALECE
CONDUZ-ME PARA O CAMINHO DO BEM SEMPRE ALERTA
AQUECE MEU NINHO NÃO ME DEIXA SOZINHO É PRECE
ACARINHA E AFAGA QUANDO O CORAÇÃO APERTA
LUZ BRILHANTE QUE CLAREIA O DESERTO ONDE CORRO
ENTRE RAIOS E TEMPESTADES FAZ-SE SEMPRE PRESENTE
LUZ QUE ME GUIA PELO TEMPO MINHA ESTRELA CADENTE
QUE SEGUE ME GUIANDO SEJA QUAL CAMINHO PERCORRO
LUZ DO MEU DIA A DIA ÉS A LUZ DA MINHA COINCIENCIA 
QUE JAMAIS ME ARREPENDI POR OUVILA SUBLIME AFLUENCIA

Ingredientes

400g de chocolate ao leite em barra
100g de chocolate meio-amargo
1 lata de creme de leite light
1 cálice de licor de Amarula
 Frutas picadas ( banana, morango, kiwi )
 marshmallow

Modo de preparo
  1. Derreta no microondas o chocolate, colocando num recepiente de vidro, próprio para microondas
  2. Deixe em potência alta por 1 minuto, retire e veja se dá para mexer o chocolate até ficar bem derretido
  3. Caso não dê, leve ao microondas por mais 30 segundos, vá repetindo o procedimento até que o chocolete derreta
  4. Leve ao fogo médio ( do fogão) o chocolate e misture o licor e o creme de leite
  5. Mexa até ficar com uma consistência cremosa
  6. O importante é mexer sempre para não empelotar
  7. Quando estiver pronto é só levar para o richaud e servir-se, espetando as frutas, marshmallow e molhando na mistura
    Informações Adicionais
  1. Caso você não seja muito chegado em doce, pode inverter a quantidade de chocolate ao leite com meio-amargo.
Nada é o que parece ser!
Faça seus comentários!

Esses são somente alguns dos melhores filmes em animação.

por enquanto filmes de 1.999 até 2.009

muitos outros excelentes deveriam estar nesta lista mas creio que estes 15 filmes são os mais assistidos na atualidade.

15. Coraline 3-D (2009)

coraline

14. Bolt (2009)

13. Fuga das Galinhas (2000)

fuga-das-galinhas

12. Persepolis (2007)

persepolis

11. Ratatouille (2007)

ratatouille

10. Shrek (2001)

shrek

9. Monstros SA (2001)

monstros

8. Carros (2006)

7. A Nova Onda do Imperador (2000)

nova-onda

6. Toy Story 2 (1999)

toy-story-2

5. Titan A.E. (2000)

titan

4. Os Incríveis (2004)

incriveis

3. O Gigante de Ferro ( 1999)

gigante-de-ferro

2. Procurando Nemo (2003)

nemo

1. WALL•E (2008)


e para vocês, quais os melhores filmes em animação?
Quando entramos num namoro uma das primeiras coisas que somos levados a pensar é quanto tempo esse namoro irá durar. Afinal de contas é com o passar do tempo que vamos poder conhecer verdadeiramente a pessoa que se está namorando. Muitas vezes nos desiludimos ao descobrirmos, depois de algumas semanas ou meses de namoro, que a pessoa com quem estamos é completamente diferente da que imaginávamos.Uma das principais causas disso é que começamos um relacionamento esperando que uma pessoa seja isso ou aquilo. Quando vemos alguém pela primeira vez já formamos uma imagem dela. Quando a imagem é boa nos deixamos de certa forma encantar por ela. Isso é muito bom, mas não devemos cair no erro de nos acomodarmos fazendo com que aquela primeira imagem permaneça imutável. É necessário que quando iniciemos um relacionamento no preocupemos em conhecer a fundo a outra pessoa. Não adianta querermos nos iludir. O amor não admite ilusões.Há questões que são importantíssimas quando estamos desejando entrar num relacionamento. O interesse principal vai me levar a algo verdadeiro e bom? Estou tentando fugir de alguma coisa? Estou tentando fugir de um relacionamento passado, ou seja estou querendo esquecer alguém? É de fundamental importância o que essa pessoa tem ou é? Se sua resposta para uma dessas perguntas for SIM, deixe essa pessoa pra lá, porque além de você sofrer poderá levá-la a sofrer também. Ela estará bem melhor sem você.
Os motivos colocados anteriormente mostram claramente que teremos um namoro que logo irá se desgastar, pois o principal de tudo que é o amor (que é paciente Cor 13, 4) foi colocado em segundo plano. Por isso é importante que você procure responder a si mesmo quais o motivos que despertaram em você uma atração por alguém. A pior fuga que há é a fuga de si mesmo. Se você procura a felicidade não se entregue a algo que poderá machucá-lo ou machucar alguém.Mas e quando um namoro começa bem, tem tudo pra dar certo e não dá? Uma pesquisa mostrou quais as principais causas do crescimento ou não do amor. Quando perguntados sobre o que mais contribuía para ajudá-los a manter um relacionamento sempre firme e duradouro um grupo de pessoas respondeu que as qualidades mais essenciais são (nesta ordem): comunicação, afeição, capacidade de perdoar, honestidade, aceitação, dependência, senso de humor, romance, paciência e liberdade. Vale ressaltar que comunicação, afeto, perdão e honestidade foram qualidades citadas por mais de 85% dos entrevistados.Um diálogo sempre franco e aberto é visto como um desejo de abertura, de partilha e de querer conhecer mais e mais o(a) companheiro(a).Também foi solicitado a este mesmo grupo que identificasse as qualidades ou características mais destrutivas em um relacionamento, fazendo com que um namoro cheio de paixão e amor acabe esfriando. Os resultados foram os seguintes (nesta ordem): falta de comunicação, egoísmo, desonestidade, ciúme, desconfiança, perfeccionismo, não estar aberto a mudanças, incompreensão, falta de respeito e apatia.Novamente a comunicação é apontada como fator importantíssimo para que duas pessoas possam crescer no amor. A comunicação fundamental para o amadurecimento de ambos.
O que foi mostrado nesta pesquisa retrata a nossa realidade. Vemos constantemente relacionamentos desmoronarem-se pela simples falta de abertura ao diálogo. A principal atitude, logo que surge um problema, é "fechar a cara" e não querer conversa de maneira nenhuma. O orgulho toma de conta das pessoas e, mesmo sofrendo, não querem conversa. É comum ouvirmos frases do tipo: "você sabe do que estou falando", "não preciso dizer o que você sabe que aconteceu", "não estou chateado, apenas não quero conversa". Ou seja, as pessoas fogem das conversas que podem contornar uma situação constrangedora. Quando não partilhamos nossos sentimentos, nossas dúvidas, nossos desejos, ou seja quando nos fechamos em nós mesmos, estejamos certos de que o amor que há em nós e na outra pessoa tenderá a acabar.É bom que fique claro que isso não se resume a casais que brigam constantemente. Os casais que vivem numa harmonia também estão sujeitos a deixarem o amor escapar aos poucos pela falta de comunicação. Acham que tudo está tão bem que não é necessário conversar sobre si mesmos e sobre seus anseios.Todo relacionamento exige uma dinâmica constante entre as duas pessoas. É importantíssimo a fuga da rotina e do fechamento em si mesmo que faz do namoro uma relação egoísta onde cada um visa apenas o prazer e a felicidade própria.
A felicidade no amor é possível a partir do momento em que fazemos a nossa parte e incentivamos a outra pessoa a também fazer a sua. Assim você irá perceber em pouco tempo o quanto é bom amar e ser amado. E que um simples abraço ou beijo terá um prazer muito mais forte, não o prazer do toque do corpo, mas o prazer de dois corações que se abraçam e se beijam espiritualmente, vivendo a alegria de saber que é possível amar.