Menu

Seguidores

Conheça nosso site oficial


Telefonia VoIP, é um sistema que utiliza da banda larga onde pode-se enviar dados de voz pela internet.
Voz sobre IP, também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga.

E um sistema, a princípio com custo mais baixo que as telefonias fixas. Nem sempre, é preciso pesquisar muito antes de qualquer contratação, pois tem operadoras que são minutadas por minuto inteiro (60 segundos), quero dizer que não importa se você usou 5,10, 20 ou 60 segundos, você vai pagar o minuto inteiro, e se der 61 segundos, vai pagar 2 minutos.

Entretanto tem operadoras que cobram assim como a telefonia fixa, frações de 6 segundos após 30 segundos, significa que vai pagar no mínimo 30 segundos e após este tempo passa a pagar a cada 6 segundos. (opção mais interessante, pois você paga somente o que usar.

A qualidade da ligação vai depender de vários fatores. O principal é a velocidade e estabilidade de sua conexão de banda larga, também as configurações do ATA, o dispositivo que trata do sinal de voz na banda larga.

Via de regra as operadoras oferecem um determinado crédito para você experimentar.
Se você faz uso em qualquer dia da semana, observe se este prestador de serviço oferece suporte técnico 24 horas por dia, inclusive em sábados, domingos e feriados, pois muitas delas tem estrutura insuficiente e você poderá precisar de um atendimento técnico em algum destes dias, e seguramente vai ficar a mão.

A maioria também oferece extrato online simultâneo, isto é, você  sabe o quanto está pagando pela ligação e o tempo que ficou em conversação. Isto é importante para você avaliar seus custos e créditos que precisa efetuar para continuar usando este serviço.
Na grande maioria das operadoras VoIP, não tem taxa de adesão ou obrigatoriedade, digo fidelidade. 
Você faz um determinado crédito utiliza e o renova quando quiser.
Bastante interessante para quem efetua muitas ligações interurbanas, onde o custo é quase sempre o mesmo valor de uma ligação local. (verificar se há restrições com as operadoras, pois não é regra geral).

Não há garantias de extrema qualidade, pois depende muito da qualidade e velocidade de sua banda larga, que por sinal é cara e de baixa qualidade no Brasil.

Eu particularmente considero muito mais eficiente e melhor que os fones que utilizam de antenas tipo telefonia celular, que se propõe a oferecer tipo fixo, mas por antenas repetidoras. Comportam-se da mesma forma que uma ligação de celulares na grande parte das operadoras.

0 comentários: